Professora Cristina Tavares
26/11/2014
Nesse encontro, realizamos uma pequena vivência da estratégia de ensinagem conhecida como GV/GO. Um integrante de cada grupo compôs o grupo de verbalização (GV), que foi instruído pela prof. Cristina a partilhar com os demais sobre a experiência de montagem do blogfólio, destacando aspectos como organização do grupo, problemas enfrentados e as contribuições que a atividade está trazendo para o processo de aprendizagem. Cada integrante teve aproximadamente 3 minutos para falar.
O restante da turma compôs o grupo de observação (GO), que recebeu da prof. algumas tarefas, destacando da fala do GV os aspectos anteriores e outros. Após a exposição pelo GV, o GO compartilhou suas anotações. A Priscila, por exemplo, recebeu a tarefa de anotar os ganhos advindos do blogfólio.
Em seguida, discutimos as possibilidades de aplicação do GV/GO em sala de aula.
"Na construção do conhecimento, essa dinâmica dá melhores resultados se utilizada para o momento de síntese, pois exige dos participantes inúmeras operações do pensamento, tais como: análise, interpretação, crítica, obtenção e organização de dados, comparação, resumo, observação, etc. (1)"
Apresentação Mapa Conceitual
O grupo 4 apresentou a Estratégia de Ensinagem Mapa Conceitual. Eles apresentaram a ferramenta CmapTools, que é um programa para confecção de mapas conceituais. Um integrante do grupo montou um mapa na lousa, com a participação dos alunos, sobre Avaliação.
http://www.cp2.g12.br/blog/labre2/files/2011/09/cmap.jpg
É interessante destacar que o mapa conceitual é formado na estrutura de teia ou rede. Essa estratégia é fundamentada na teoria cognitiva de aprendizagem de David Ausubel, cujo conceito básico é o de aprendizagem significativa, que implica atribuir significados, e estes têm sempre componentes pessoais.
"Mapas conceituais não buscam classificar conceitos, mas sim relacioná-los e hierarquizá-los. (...) O fato de dois conceitos estarem unidos por uma linha é importante porque significa que há, no entendimento de quem fez o mapa, uma relação entre esses conceitos (...) O mapeamento conceitual é uma técnica muito flexível e em razão disso pode ser usada em diversas situações, para diferentes finalidades: instrumento de análise do currículo, técnica didática, recurso de aprendizagem, meio de avaliação. (...) Trata-se basicamente de uma técnica não tradicional de avaliação que busca informações sobre os significados e relações significativas entre conceitos-chave da matéria de ensino segundo o ponto de vista do aluno. (...) O que o aluno apresenta é o seu mapa e o importante não é se esse mapa está certo ou não, mas sim se ele dá evidências de que o aluno está aprendendo significativamente o conteúdo. (...) Mapas conceituais são dinâmicos, estão constantemente mudando no curso da aprendizagem significativa. (...) Explicações do aluno, orais ou escritas, em relação a seu mapa facilitam muito a tarefa do professor (...) Aparentemente simples e às vezes confundidos com esquemas ou diagramas organizacionais, mapas conceituais são instrumentos que podem levar a profundas modificações na maneira de ensinar, de avaliar e de aprender. (2)"
Mapa conceitual sobre os conceitos da teoria de Ausubel.
http://paginas.uepa.br/erasnorte2013/images/sampledata/figuras/aprend_%20signif_%20org_prev_mapas_conc_diagr_v_e_ueps.pdf#page=41
Referências
1. ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. Disponível em: http://www.ufmt.br/proeg/arquivos/2dc95cd453e52a78a17dcc157f04dbf6.pdf. Acesso em: 01/12/14.
2. MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Revista chilena de educação científica, Chile, v. 4, n. 2, p. 38-44, 2005.




VOCÊS FORAM CRITERIOSOS NA ESTÉTICA E REGISTRO REFLEXIVO DOS ACONTECIMENTOS NESSA AVALIAÇÃO PARCIAL DOS E PORTFOLIOS, TOMADA DE CONSCIENCIA E AMPLIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS QUE NOS PERMITIAM CONTINUAR E MELHORAR O PROCESSO VIVIDO
ResponderExcluirE MAPAS CONCEITUAIS JÁ FAZEM PARTE DA REALIDADE DE VOCES COMO PROFESSORES OU MESMO PARA ESTUDO? VALE A PENA CONHECER MELHOR ESSA FERRAMENTA ATIVA...
ResponderExcluirEu já utilizei mapa conceitual na graduação, achei uma ferramenta muito interessante.
Excluir