Professora Cristina Tavares
04/12/2014
Nesse encontro, foram apresentadas duas Estratégias de Ensinagem.
Metologia da Problematização
"A primeira referência para essa metodologia é o Método do Arco, de Charles Manguerez, onde constam cinco etapas que se desenvolvem a partir da realidade: (1)
http://image.slidesharecdn.com/metodologiadaproblematizaoarcodemaqerez-110913202458-phpapp02/95/metodologia-da-problematizao-1-728.jpg?cb=1315963531
O grupo iniciou a apresentação com uma pergunta: "Por que juntar 70 reais para doar um poço?" Em seguida, apresentaram um conjunto de slides e uma gravação, expondo a situação dos moradores da África e os problemas gerados pela falta de água. Logo após, a turma foi dividida em grupos, que receberam um material com dados referentes à falta de água no continente africano e os problemas decorrentes.
http://image.slidesharecdn.com/metodologiadaproblematizaoarcodemaqerez-110913202458-phpapp02/95/metodologia-da-problematizao-1-728.jpg?cb=1315963531
O grupo iniciou a apresentação com uma pergunta: "Por que juntar 70 reais para doar um poço?" Em seguida, apresentaram um conjunto de slides e uma gravação, expondo a situação dos moradores da África e os problemas gerados pela falta de água. Logo após, a turma foi dividida em grupos, que receberam um material com dados referentes à falta de água no continente africano e os problemas decorrentes.
Também foi entregue um questionário com perguntas referentes ao tema. Os grupos tiveram um tempo para análise e discussão do texto, a fim de responder ao questionário. Após o tempo de discussão, os grupos deram sugestões práticas de como resolver a situação de falta de água na África.
Por fim, foi apresentado um vídeo muito bom sobre um garoto chamado Ryan Hreljac e sua impressionante história.
"A estratégia é proposta como metodologia de ensino, de estudo e de trabalho, para ser utilizada sempre que seja oportuno, em situações em que os temas estejam relacionados com a vida em sociedade. (...) Completado o arco, com o sentido especial de levar os alunos a exercitarem a relação prática - teoria - prática, tendo como ponto de partida e de chegada do processo de ensino e aprendizagem, a realidade social. (1)"
Júri Simulado
"Ferramenta a contribuir para a construção do conhecimento por meio do desenvolvimento da argumentação, das possibilidades de cooperação, criatividade e ludicidade. (2)"
A estratégia foi apresentada através de aula expositiva e em seguida colocada em prática. O tema escolhido como réu foi Aborto. O júri simulado, como o próprio nome diz, é a simulação de um tribunal judiciário, em que os participantes têm funções predeterminadas. Foram formados três grupos:
A estratégia foi apresentada através de aula expositiva e em seguida colocada em prática. O tema escolhido como réu foi Aborto. O júri simulado, como o próprio nome diz, é a simulação de um tribunal judiciário, em que os participantes têm funções predeterminadas. Foram formados três grupos:
- Dupla de advogados de defesa
- Dupla de advogados de acusação
- Equipe do júri popular
O papel de juiz coube ao integrante do nosso grupo: Carlos. Um tempo foi reservado para que os advogados estudassem o caso. Em seguida, cada dupla teve um tempo para apresentar seus argumentos de acusação e defesa. Os advogados também tiveram um momento para réplica e considerações finais.
O juiz, então, abriu o questionamento para o júri popular, que em sua maioria, mostrou-se contra o aborto. O juiz decretou o veredicto final: o aborto foi considerado culpado.
https://deputadoronaldonogueira.files.wordpress.com/2012/09/aborto-barriga-mae.jpg?w=600
"A estratégia situa-se na dimensão coletiva do aprender - aprender com os outros. Um dos pressupostos é que o aprender é uma construção que se dá na interação do sujeito que aprende com o objeto do conhecimento (Piaget, 1923) que, no caso do Júri, pode ser um conteúdo a ser estudado. Destaca-se a importância da ação para que haja aprendizagem. (2)"
Referências:
1. BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface - Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 2, n. 2, 1998.
https://deputadoronaldonogueira.files.wordpress.com/2012/09/aborto-barriga-mae.jpg?w=600
"A estratégia situa-se na dimensão coletiva do aprender - aprender com os outros. Um dos pressupostos é que o aprender é uma construção que se dá na interação do sujeito que aprende com o objeto do conhecimento (Piaget, 1923) que, no caso do Júri, pode ser um conteúdo a ser estudado. Destaca-se a importância da ação para que haja aprendizagem. (2)"
Referências:
1. BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface - Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 2, n. 2, 1998.
2. REAL, L. M. C.; MENEZES, C. S. Júri simulado: possibilidade de construção de conhecimento a partir de interações em um grupo. Disponível em: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/pead-informacoes/EAD%20UFRGS%20final%2093-102.pdf.




DUAS METODOLOGIAS ATIVAS...DOIS MOMENTOS DE REFLEXÃO
ResponderExcluirUMA NOS CONVIDANDO A ESTUDAR, DEFENDER ARGUMENTOS COM CLAREZA E COERENCIA MAS TAMBÉM ENTENDER E RESPEITAR A OPINIÃO DO "OUTRO"
ResponderExcluirOUTRA METODOLOGIA QUE CONSIDERO ESSENCIAL NO ATUAL CENÁRIO DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE NOS LEVA AO CENÁRIO DOS PROBLEMAS CONCRETOS EM SAÚDE DE MANEIRA INVESTIGATIVA E PROPOSTIVA
ExcluirAs duas metodologias buscam a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem e podem ser empregadas no contexto da graduação em saúde
ExcluirA metodologia da problematização, ao contrário do PBL, parte da realidade e retorna para a realidade com uma solução para o problema. Em aula, pudemos perceber que para um mesmo problema, diversas soluções foram apresentadas e o mais interessante: nenhuma era melhor que outra, somente diferentes! Foi muito bom poder compartilhar esta estratégia de ensina com vocês em classe. A titulo de curiosidade, envio o link do video que passamos em aula: https://www.youtube.com/watch?v=jvPftkOfmFY.
ResponderExcluirAbc