terça-feira, 9 de dezembro de 2014

7° Encontro - Temas: Juri simulado e Metologia da problematização

Professora Cristina Tavares
04/12/2014


    Nesse encontro, foram apresentadas duas Estratégias de Ensinagem.
Metologia da Problematização

       "A primeira referência para essa metodologia é o Método do Arco, de Charles Manguerez, onde constam cinco etapas que se desenvolvem a partir da realidade:   (1)
http://image.slidesharecdn.com/metodologiadaproblematizaoarcodemaqerez-110913202458-phpapp02/95/metodologia-da-problematizao-1-728.jpg?cb=1315963531

       O grupo iniciou a apresentação com uma pergunta: "Por que juntar 70 reais para doar um poço?" Em seguida, apresentaram um conjunto de slides e uma gravação, expondo a situação dos moradores da África e os problemas gerados pela falta de água. Logo após, a turma foi dividida em grupos, que receberam um material com dados referentes à falta de água no continente africano e os problemas decorrentes.

    Também foi entregue um questionário com perguntas referentes ao tema. Os grupos tiveram um tempo para análise e discussão do texto, a fim de responder ao questionário. Após o tempo de discussão, os grupos deram sugestões práticas de como resolver a situação de falta de água na África. 
          Por fim, foi apresentado um vídeo muito bom sobre um garoto chamado Ryan Hreljac e sua impressionante história. 
          
       "A estratégia é proposta como metodologia de ensino, de estudo e de trabalho, para ser utilizada sempre que seja oportuno, em situações em que os temas estejam relacionados com a vida em sociedade. (...) Completado o arco, com o sentido especial de levar os alunos a exercitarem a relação prática - teoria - prática, tendo como ponto de partida e de chegada do processo de ensino e aprendizagem, a realidade social. (1)"

Júri Simulado
    "Ferramenta a contribuir para a construção do conhecimento por meio do desenvolvimento da argumentação, das possibilidades de cooperação, criatividade e ludicidade. (2)" 
          A estratégia foi apresentada através de aula expositiva e em seguida colocada em prática. O tema escolhido como réu foi Aborto. O júri simulado, como o próprio nome diz, é a simulação de um tribunal judiciário, em que os participantes têm funções predeterminadas. Foram formados três grupos:
  • Dupla de advogados de defesa
  • Dupla de advogados de acusação
  • Equipe do júri popular 
       O papel de juiz coube ao integrante do nosso grupo: Carlos. Um tempo foi reservado para que os advogados estudassem o caso. Em seguida, cada dupla teve um tempo para apresentar seus argumentos de acusação e defesa. Os advogados também tiveram um momento para réplica e considerações finais.
       O juiz, então, abriu o questionamento para o júri popular, que em sua maioria, mostrou-se contra o aborto. O juiz decretou o veredicto final: o aborto foi considerado culpado. 
https://deputadoronaldonogueira.files.wordpress.com/2012/09/aborto-barriga-mae.jpg?w=600

       "A estratégia situa-se na dimensão coletiva do aprender - aprender com os outros. Um dos pressupostos é que o aprender é uma construção que se dá na interação do sujeito que aprende com o objeto do conhecimento (Piaget, 1923) que, no caso do Júri, pode ser um conteúdo a ser estudado. Destaca-se a importância da ação para que haja aprendizagem. (2)"


Referências:
1. BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface - Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 2, n. 2, 1998. 
2. REAL, L. M. C.; MENEZES, C. S. Júri simulado: possibilidade de construção de conhecimento a partir de interações em um grupo. Disponível em: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/pead-informacoes/EAD%20UFRGS%20final%2093-102.pdf.  

5 comentários:

  1. DUAS METODOLOGIAS ATIVAS...DOIS MOMENTOS DE REFLEXÃO

    ResponderExcluir
  2. UMA NOS CONVIDANDO A ESTUDAR, DEFENDER ARGUMENTOS COM CLAREZA E COERENCIA MAS TAMBÉM ENTENDER E RESPEITAR A OPINIÃO DO "OUTRO"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OUTRA METODOLOGIA QUE CONSIDERO ESSENCIAL NO ATUAL CENÁRIO DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE NOS LEVA AO CENÁRIO DOS PROBLEMAS CONCRETOS EM SAÚDE DE MANEIRA INVESTIGATIVA E PROPOSTIVA

      Excluir
    2. As duas metodologias buscam a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem e podem ser empregadas no contexto da graduação em saúde

      Excluir
  3. A metodologia da problematização, ao contrário do PBL, parte da realidade e retorna para a realidade com uma solução para o problema. Em aula, pudemos perceber que para um mesmo problema, diversas soluções foram apresentadas e o mais interessante: nenhuma era melhor que outra, somente diferentes! Foi muito bom poder compartilhar esta estratégia de ensina com vocês em classe. A titulo de curiosidade, envio o link do video que passamos em aula: https://www.youtube.com/watch?v=jvPftkOfmFY.
    Abc

    ResponderExcluir