Professora Cristina Tavares
05/11/2014
Nesse encontro, a prof. Cristina solicitou que escrevêssemos uma narrativa sobre uma aula da graduação que achamos interessante, descrevendo seu roteiro. Esse material seria utilizado no próximo encontro.
http://d3thflcq1yqzn0.cloudfront.net/029679482_prevstill.jpeg
- Fluxograma - planejar significa organizar uma série de etapas e passos para alcançar um objetivo;
http://www.e-zash.com/blog/wp-content/uploads/2014/post/check/checklist.png
- Check list - planejar é organizar o que precisa ser feito, seguindo uma ordem de importância;
- Calendário - planejar é preparar um cronograma de atividades e segui-lo.
Nosso grupo discutiu e chegamos a um conceito sobre Planejar:
Planejar é analisar um contexto e propor uma sequência de ações que visem atingir um objetivo final, levando em consideração a metologia a ser empregada, cronograma, recursos necessários e possíveis contratempos.
O ensino na área da saúde necessita de um planejamento para que os objetivos possam ser concretizados, através de propostas que sejam viáveis. É preciso realizar uma previsão metódica da ação a ser implementada, selecionando os meios para atingir os fins.
" Uma primeira aproximação com o processo de planejar se dá com a busca de respostas a algumas perguntas:
O que estou planejando? (objeto do planejamento)
Por que planejar? (justificativa)
Pra quê? (objetivos)
Como desenvolvê-lo? (metodologia)
Quando desenvolvê-lo? (cronograma)
Com quê? (recursos)
Para quem? (população-alvo)." (1)
Em nossos futuros planejamentos educacionais exploraremos a relação saúde/educação, duas áreas abrangentes, complexas e interdisciplinares. Os planos devem ter por objetivo a formação de profissionais para atuação em saúde, que também tenham um perfil de práticas educativas com as pessoas atendidas.
Referências
O ensino na área da saúde necessita de um planejamento para que os objetivos possam ser concretizados, através de propostas que sejam viáveis. É preciso realizar uma previsão metódica da ação a ser implementada, selecionando os meios para atingir os fins.
" Uma primeira aproximação com o processo de planejar se dá com a busca de respostas a algumas perguntas:
1. BATISTA, N. A. Planejamento na prática docente em saúde. In: BATISTA, N. A.; BATISTA, S. H. (Orgs.). Docência em saúde: temas e experiências. São Paulo, Editora Senac, 2004, p. 35-56.
Nenhum comentário:
Postar um comentário