sexta-feira, 21 de novembro de 2014

2° Encontro - Tema: Planejamento

Professora Cristina Tavares
05/11/2014

  Nesse encontro, a prof. Cristina solicitou que escrevêssemos uma narrativa sobre uma aula da graduação que achamos interessante, descrevendo seu roteiro. Esse material seria utilizado no próximo encontro.
 A seguir, conversamos sobre Planejamento. Cada aluno fez um desenho sobre o que representa o ato de planejar. Algumas figuras se repetiram, com seus significados:
         http://d3thflcq1yqzn0.cloudfront.net/029679482_prevstill.jpeg

  • Fluxograma - planejar significa organizar uma série de etapas e passos para alcançar um objetivo;
               http://www.e-zash.com/blog/wp-content/uploads/2014/post/check/checklist.png                          


  • Check list - planejar é organizar o que precisa ser feito, seguindo uma ordem de importância;



  • Calendário - planejar é preparar um cronograma de atividades e segui-lo.
 http://www.pucgoias.edu.br/w4567ucg/SecretariaGeral/ArquivosUpload/1/Image/calendario.jpg

       Nosso grupo discutiu e chegamos a um conceito sobre Planejar:
       Planejar é analisar um contexto e propor uma sequência de ações que visem atingir um objetivo final, levando em consideração a metologia a ser empregada, cronograma, recursos necessários e possíveis contratempos.

    O ensino na área da saúde necessita de um planejamento para que os objetivos possam ser concretizados, através de propostas que sejam viáveis. É preciso realizar uma previsão metódica da ação a ser implementada, selecionando os meios para atingir os fins.
       " Uma primeira aproximação com o processo de planejar se dá com a busca de respostas a algumas perguntas:


  • O que estou planejando? (objeto do planejamento)
  • Por que planejar? (justificativa)
  • Pra quê? (objetivos)
  • Como desenvolvê-lo? (metodologia)
  • Quando desenvolvê-lo? (cronograma)
  • Com quê? (recursos)
  • Para quem? (população-alvo)."   (1)

  •     Em nossos futuros planejamentos educacionais exploraremos a relação saúde/educação, duas áreas abrangentes, complexas e interdisciplinares. Os planos devem ter por objetivo a formação de profissionais para atuação em saúde, que também tenham um perfil de práticas educativas com as pessoas atendidas.



    Referências
    1. BATISTA, N. A. Planejamento na prática docente em saúde. In: BATISTA, N. A.; BATISTA, S. H. (Orgs.). Docência em saúde: temas e experiências. São Paulo, Editora Senac, 2004, p. 35-56.

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