Professoras Cristina Tavares e Ana Claudia Loureiro
03/11/2014
03/11/2014
Nosso primeiro encontro (*.*) Os grupos foram formados e trocamos nossos contatos. Fomos sorteados para apresentar o trabalho sobre Painel Integrado 3 dias depois (que sorte hein! hahaha). Mas tudo bem...vamos ao temas discutidos no dia.
O entendimento dos assuntos referentes ao campo em que está inserida a aula ministrada é de fundamental importância. Mas o professor não pode deixar de lado as ações a serem adotadas no processo de ensinagem.
A prof. Ana Claudia nos trouxe alguns exemplos de ferramentas online:

O uso dessas ferramentas para o processo educativo oferece grandes vantagens e a tecnologia é uma aliada no processo de aprendizagem coletiva.
Com base nos textos fornecidos como referência, publicaremos aqui alguns trechos que enriquecem nossa reflexão sobre os temas.
"Atributos de um bom professor universitário na área da saúde: Ter conhecimento sólido e atualizado no seu campo de docência. ... Utilizar diferentes formas e procedimentos de ensino." (1)
"... O domínio do conteúdo e o sucesso da prática profissional são, comumente, considerados suficientes para o exercício da docência; a valorização da formação docente no contexto da pós-graduação brasileira é posta em segundo plano em relação a formação do pesquisador; há uma certa desarticulação entre as áreas da saúde e da educação na sociedade em geral ... ." (2)
"Logicamente, a aprendizagem colaborativa não depende da tecnologia para que possa ocorrer, mas a popularização da Internet e a utilização da mesma podem dar oportunidades para que se crie um tipo de ambiente colaborativo, oferecendo grandes vantagens." (3)
O docente enfrenta grandes desafios: enquanto o processo de formação do profissional não é bem valorizado, as exigências são cada vez maiores, além da necessidade de constante atualização.
Referências
1. BATISTA, N. A. Atributos de um bom professor universitário na área de saúde. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/229458232/Atributos-de-um-bom-professor-universitário. Acesso em: 20 de nov. 2014.
2. BATISTA, N. A. Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 283-294, 2005.
3. LEITE, C. L. K.; PASSOS, M. O. A.; TORRES, P. L.; ALCÂNTARA, P. R. A aprendizagem colaborativa no ensino virtual. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/com/TCCI167.pdf. Acesso em: 20 de nov. 2014.
- Ser Docente em Saúde
O entendimento dos assuntos referentes ao campo em que está inserida a aula ministrada é de fundamental importância. Mas o professor não pode deixar de lado as ações a serem adotadas no processo de ensinagem.
- Competência - como conjunto de habilidades, atitude e conhecimento.
- Características pessoais - qualidades como paciência, dedicação, experiência, humildade e organização.
- Educação continuada - o profissional precisa estar atualizado e se desenvolvendo a cada momento.
- Ferramentas colaborativas
A prof. Ana Claudia nos trouxe alguns exemplos de ferramentas online:
O uso dessas ferramentas para o processo educativo oferece grandes vantagens e a tecnologia é uma aliada no processo de aprendizagem coletiva.
Com base nos textos fornecidos como referência, publicaremos aqui alguns trechos que enriquecem nossa reflexão sobre os temas.
"Atributos de um bom professor universitário na área da saúde: Ter conhecimento sólido e atualizado no seu campo de docência. ... Utilizar diferentes formas e procedimentos de ensino." (1)
"... O domínio do conteúdo e o sucesso da prática profissional são, comumente, considerados suficientes para o exercício da docência; a valorização da formação docente no contexto da pós-graduação brasileira é posta em segundo plano em relação a formação do pesquisador; há uma certa desarticulação entre as áreas da saúde e da educação na sociedade em geral ... ." (2)
"Logicamente, a aprendizagem colaborativa não depende da tecnologia para que possa ocorrer, mas a popularização da Internet e a utilização da mesma podem dar oportunidades para que se crie um tipo de ambiente colaborativo, oferecendo grandes vantagens." (3)
O docente enfrenta grandes desafios: enquanto o processo de formação do profissional não é bem valorizado, as exigências são cada vez maiores, além da necessidade de constante atualização.
Referências
1. BATISTA, N. A. Atributos de um bom professor universitário na área de saúde. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/229458232/Atributos-de-um-bom-professor-universitário. Acesso em: 20 de nov. 2014.
2. BATISTA, N. A. Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 283-294, 2005.
3. LEITE, C. L. K.; PASSOS, M. O. A.; TORRES, P. L.; ALCÂNTARA, P. R. A aprendizagem colaborativa no ensino virtual. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/com/TCCI167.pdf. Acesso em: 20 de nov. 2014.

Prezados cursistas! Estou visitando o trabalho de vocês e consigo perceber o percurso percorrido durante essas semanas e o quanto puderam aprender colaborativamente.
ResponderExcluirParabéns pela trajetória e sucesso na sua carreira profissional.
Abs,
Obrigada professora!
ExcluirA ferramenta colaborativa foi de grande motivação para nós.
Um abraço!