Professor Vinícius Roussinol
17/11/2014
Chegou o dia de apresentarmos nosso trabalho sobre Painel Integrado! \o/ Mas antes, vamos as considerações sobre o tema Ética.
O prof. Vinícius nos apresentou um panorama histórico sobre os conceitos de ética. Primeiramente, ele situou a localização da ética dentro das áreas de conhecimento. Exemplificamos abaixo:
A Teologia é o conhecimento que nós temos sobre Deus, que permeia todos os assuntos que podemos estudar. A ontologia é o estudo do seres (entes), de maneira mais geral. A antropologia é o estudo do ser humano, com suas características físicas, sociais e culturais.
"A ética vem a ser os valores, que se tornam os deveres, incorporados por cada cultura e que são expressos em ações." (1) A medicina é uma das áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. "A bioética é um conjunto de discursos e práticas cuja finalidade é esclarecer questões éticas que surgem no exercício da medicina." (2)
Segundo Campos, Greik e Do Vale (2002), todo ser humano é dotado de uma consciência moral, que o faz distinguir entre certo ou errado, com isso é capaz de avaliar suas ações; sendo, portanto, capaz de ética.
A seguir, o prof. destacou o preconceito que surge com o uso das palavras ética e moral. Ética é relacionada à filosofia, enquanto moral, à teologia. Ao pensarmos em ambos os termos nos deparamos com a máxima: "Faz o bem e evita o mal".
As concepções sobre ética foram divididas em três grupos:
- Ética da sobrevivência
As ações consideradas éticas variam de acordo com a conveniência, a fim de evitar os conflitos. Atos "politicamente corretos".
- Ética da indiferença
O dever está acima do julgamento de certo ou errado. As escolhas são desvalorizadas. Procura-se o bem-estar. Destacam-se comportamentos como consumismo, individualismo e utilitarismo.
- Ética das virtudes
Esta concepção foi destacada pelo prof. e nosso grupo também considerou a mais aplicável.
O ser humano nasce com paixões, estas devem ser controladas pela inteligência e vontade, que vão sendo desenvolvidas na criança a fim de cultivar virtudes.
As virtudes a serem alcançadas são:
Elas devem ser ensinadas às crianças e estão relacionadas à idade. Podemos nos perguntar: Como desenvolver estas virtudes? Pois bem, o prof. Vinícius nos trouxe três estratégias:
1. Experiência e observação
Podemos aprender com nossas próprias práticas e também considerar as experiências das outras pessoas, tirando lições para nossa vida.
2. Estudo
Podemos ler sobre os assuntos e buscar aplicá-los em nossa vida.
3. Seguir quem tem muita virtude
Algumas pessoas manifestam em sua vida essas virtudes, podemos buscar aprender com elas, através de seus exemplos e conselhos.
Mas será que realmente queremos ser éticos? Estamos dispostos a nos empenhar para alcançar as virtudes? Cabe a cada um refletir sobre o assunto.
Apresentação Painel Integrado
Nosso grupo apresentou a Estratégia de Ensinagem Painel Integrado. Esta é baseada na organização de grupos de estudo, onde são propostas a análise e discussão de textos, e ocorre a participação de todos os membros do grupo.
Iniciamos apresentando os slides sobre a estratégia, onde explicamos seus objetivos e forma de execução. A seguir, aplicamos a técnica com a turma.
- Os alunos foram separados em três grupos.
- Cada grupo recebeu um texto sobre o tema que preparamos - Autores Representantes das Teorias da Aprendizagem - Piaget, Carl Rogers e Paulo Freire. (4)
- Os grupos tiveram 10 minutos para ler o texto, discutir e fazer anotações das principais características de cada autor.
- Em seguida, foram formados novos grupos. Idealmente, cada novo grupo deve ter 1 representante do grupo anterior. Mas devido ao número de alunos, alguns grupos ficaram com 2 representantes.
- Os novos grupos tiveram 10 minutos para cada aluno compartilhar com os demais o texto lido anteriormente.
- Depois, nosso grupo levantou algumas questões para discussão, destacando aspectos principais de cada autor.
- Foi solicitado aos alunos que produzissem um resumo sobre sua opinião em relação a alguma teoria da aprendizagem representada, e publicassem no Blog do seu grupo.
"Painel integrado é uma técnica muito interessante e incentiva a uma grande participação por parte dos alunos. É mais apropriada para aprofundamento de um assunto e desenvolvimento de habilidades, como trabalhar em grupo, e desenvolvimento de atitudes de responsabilidade e crítica (3)."
A aplicação desta aula foi muito inspiradora para nós, pois pudemos lidar com aspectos da docência, como planejamento e didática. Aprendemos sobre a estratégia painel integrado e os autores das teorias da aprendizagem, apresentando os temas para a turma. Esperamos que nossa aula tenha sido produtiva e enriquecedora.
Referências:
1. CAMPOS, M.; GREIK, M.; DO VALE, T. História da ética. CienteFico, Salvador, ano II, v. 1, ago./dez. 2002.
2. VASCONCELOS, Y. O que é bioética? Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_264221.shtml. Acesso em: 25 de nov. 2014.
3. MASETTO, M. T. Docência universitária: repensando a aula. Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. p. 79-108. 2003.
4. RATIER, R. Teorias da aprendizagem. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/teorias-aprendizagem-608069.shtml. Acesso em: 16/11/14.
3. MASETTO, M. T. Docência universitária: repensando a aula. Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. p. 79-108. 2003.
4. RATIER, R. Teorias da aprendizagem. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/teorias-aprendizagem-608069.shtml. Acesso em: 16/11/14.




Nenhum comentário:
Postar um comentário