Professora Christine
06/11/2014
Nesse encontro tivemos um pequeno imprevisto em relação ao local, mas conseguimos resolver e pudemos desfrutar de uma ótima aula. Ah, não apresentamos nosso trabalho, tivemos mais um tempinho para nos preparar ;)
Iniciamos o encontro discutindo sobre Educação e Saúde, percebemos que ambos se referem a práticas sociais, pois são resultado de nossa interação com o mundo.
Refletimos sobre o processo ensino-aprendizagem e o papel de alguns atores, atribuindo palavras e funções:
Com esta atividade, percebemos que temos alguns conceitos formados sobre o papel de cada figura citada no processo de aprendizagem. Em seguida, utilizamos as experiências relatadas da graduação para analisar esse processo mais detalhadamente.
Iniciamos o encontro discutindo sobre Educação e Saúde, percebemos que ambos se referem a práticas sociais, pois são resultado de nossa interação com o mundo.
Refletimos sobre o processo ensino-aprendizagem e o papel de alguns atores, atribuindo palavras e funções:
http://www.belasdicas.com/img/fotos/ossos%20da%20mao%201.jpg
- O processo ensino/aprendizagem se processa quando o professor fornece o material de estudo (ossos) e estimula os alunos a buscarem conhecer mais sobre as peças.
- A função do professor é transmitir as informações e mediar a atividade dos grupos, que interagem com os materiais de estudo. Já os alunos devem ser ativos e curiosos ao lidar com as peças.
- O conteúdo é trabalhado de maneira prática, estimulando a curiosidade com o uso das peças.
- A instituição de ensino tem o papel de fornecer os recursos e o cenário (laboratório) para a aula. Também deve incentivar o professor a propor novas estratégias de ensino.
- A função da educação nesse contexto é estimular a curiosidade e o interesse do aluno, para que este possa se esforçar e buscar o conhecimento.
- A avaliação da aprendizagem foi realizada através de um teste, com tempo marcado, a fim de verificar a assimilação do conteúdo.
Tivemos em mãos um texto intitulado As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cada grupo buscou relacionar a experiência relatada com uma tendência pedagógica.
No nosso caso, concluímos que a aula da Lilian une aspectos da pedagogia tradicional: "Nesta tendência pedagógica, as ações de ensino estão centradas na exposição dos conceitos pelo professor" e da renovada: "O professor estimula ao máximo a motivação dos alunos, despertando neles a busca pelo conhecimento, o alcance das metas pessoais e o desenvolvimento de competências e habilidades". (1)
Para finalizar, tivemos um momento de reflexão sobre os modelos de aprendizagem. As teorias são criadas dentro de um contexto histórico, a fim de tentar entender e explicar como ocorre o processo de ensino/aprendizagem. Nós buscamos modelos para nortear e elaborar nosso próprio raciocínio filosófico.
Segundo a prof. Christine, a apropriação de um modelo como ideal trás riscos, como autoritarismo. A ideia nos aprisiona, reprime a imaginação. A inquietude sobre um paradigma nos motiva ao desenvolvimento diário.
Cabe a cada um analisar os modelos propostos, tomar o melhor de cada um e trazer para a prática, de maneira adaptável ao contexto. Devemos exercer nossa criatividade, com flexibilidade ao utilizar as teorias, tendo sempre em vista o objetivo da ação educativa e o público alvo. Afinal, cada atividade pode ser pensada e aplicada de forma individual.
Referências
1. PEREIRA, A. L. F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Caderno de saúde pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 5, p. 1527-1534, set./out. 2003.
Segundo a prof. Christine, a apropriação de um modelo como ideal trás riscos, como autoritarismo. A ideia nos aprisiona, reprime a imaginação. A inquietude sobre um paradigma nos motiva ao desenvolvimento diário.
Cabe a cada um analisar os modelos propostos, tomar o melhor de cada um e trazer para a prática, de maneira adaptável ao contexto. Devemos exercer nossa criatividade, com flexibilidade ao utilizar as teorias, tendo sempre em vista o objetivo da ação educativa e o público alvo. Afinal, cada atividade pode ser pensada e aplicada de forma individual.
Referências
1. PEREIRA, A. L. F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Caderno de saúde pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 5, p. 1527-1534, set./out. 2003.


Nenhum comentário:
Postar um comentário